08/01/2012 18:20

UM POUCO SOBRE A FISIOTERAPIA.

 

Por Gustavo Hiroshi Kanno

 

UM POUCO SOBRE A FISIOTERAPIA.

 

A Fisioterapia é a ciência da saúde que diagnostica, previne e trata os distúrbios de alterações e, atualmente é aplicada nas áreas ortopédica e traumatológico, neurológica, afecções respiratória, dermatológica, neonatal, trabalhador, geriátrica e gerontologica, gestantes, uroginecofuncional ou obstétrica, desportiva, reumatologica, Distúrbio ATM (articulação temporo mandibular ) e pediátrica.

Na prevenção a fisioterapia tem a intenção de identificar e prevenir possíveis lesões, antes de atingir um quadro clínico, ou seja, antes de surgir sinais e sintomas. Temos como exemplo a ergonomia no ambiente de trabalho. Com posicionamentos corretos o funcionário terá eficiência, produtividade, segurança e saúde nos postos de trabalho.

A reabilitação tem o objetivo de devolver o indivíduo ao seu local anterior a lesão a sociedade ou o mais próximo da funcionalidade possível.

Já na reintegração se trabalha com o máximo de autonomia que o individuo possa ter, sendo ela adaptada por uma ortese e/ou prótese para que assim seja integrada a sociedade.

Atualmente o mais comum e conhecido da fisioterapia é o atendimento na ortopedia.

Um dos casos que se destaca é a Hernia de Disco (HD).
Hoje em dia na era da tecnologia é muito comum encontrarmos alterações na coluna principalmente na região lombar devido a um mau posicionamento diante do computador, televisão, dirigir e assim por diante e que são as principais causadoras dessa alteração, sem citar o cedentarismo que acomete não apenas a coluna, mas o corpo inteiro.

A HD ou Hérnia de Disco é uma alteração estrutural na coluna que é causado principalmente por alterações posturais, fraqueza muscular, sobrecarga de peso entre outras. Muitas vezes as pessoas sentem uma dor na região, porém não dão atenção necessária e procuram tratamentos “caseiros” sem a orientação de um profissional, seja ele médico ou fisioterapeuta, mascarando o problema e assim sem resolver o que esta causando a dor. Desta forma a cada dia o problema irá se agravar dificultando ainda mais o tratamento, podendo até chegar a ser um caso cirurgico. O importante é não deixar chegar a este estado crítico de cirurgia, a equipe interdiciplinar irá traçar um tratamento menos invasivo. O médico junto com o fisioterapeuta irá avaliar e investigar o que está causando o problema e verificar a estrutura acometida. Traçando assim a melhor conduta para que se alcance o objetivo dando uma qualidade de vida melhor ao paciente.

 É muito importante que o paciente tenha uma conciência que ele possue uma alteração e que não pode deixar de dar continuidade ao tratamento após sua alta da fisioterapia, ou seja, é imprecindivel que o individuo não pare de realizar atividades físicas acompanhado de um profissional por um periodo intederminado, porque parando com a atividade física, ocorre a perda de força muscular sobrecarregando as estruturas e a dor irá retornar podendo até ser com uma intensidade muito maior do que a anterior.

 

Gustavo Hiroshi Kanno é fisioterapeuta e trabalha na CQV- Atividade Física e Reabilitação, e também no Clube A Hebraica atuando junto a equipe de Futsal.

www.cqv.net.br

https://www.hebraica.org.br/portal/

 

—————

Voltar