Quais destes 40 motivos impedem sua empresa de obter sucesso na área comercial?
Por Ivan Postigo
Quais destes 40 motivos impedem sua empresa de obter sucesso na área comercial?
Nas empresas não faltam planos, mas efetivas ações de implementação.
A condução de um projeto comercial de forma precária pode provocar grandes estragos, com clientes fechando portas, “queimando” a marca e a empresa.
Consumidores e revendedores são extremamente resistentes em voltar atrás de uma decisão tomada, e temos que considerar que recuperar um cliente custa substancialmente muito mais do que conquistar um novo.
Na área comercial a insistência no erro provoca rejeição e com esta vem o temido “NÃO”.
Não existe “NÃO” sem motivos. A busca das razões permite aprender sobre os revendedores, consumidores e concorrentes. São opiniões que, além de importantes, são determinantes. Nas raízes das razões estão os motivos que podem conduzir ao “SIM”.
Veja 40 barreiras para sucesso:
- Manter ativos os clientes;
- Prospectar clientes;
- Prospectar negócios;
- Restrição de crédito aos clientes
- Adequação logística para atendimento de pedidos na data;
- Mercado tem baixa aceitação de alguns produtos;
- Problemas com equacionamento da produção para atender a carteira de pedidos;
- Fragilidade da marca;
- Ruídos na comunicação com o mercado;
- Conflitos com o departamento de administração de vendas;
- Equipe de vendas sem sintonia com os objetivos da organização;
- Dificuldades para estabelecimento de metas de vendas;
- Oscilação demasiada no atendimento dos objetivos mercadológicos;
- A empresa tem pouca identificação com os consumidores;
- Insucesso no resgate de clientes inativos;
- Morosidade nas respostas ao mercado;
- Atendimentos parciais de pedidos, com cancelamento de saldos;
- Altos gastos com frete devido a fracionamento de pedidos;
- Morosidade na recepção de pedidos, provocando desorganização no processo produtivo;
- Fragilidade de comando e liderança no gerenciamento de equipes;
- Pouca dedicação e comprometimento dos representantes comerciais;
- Acomodação e morosidade dos vendedores em regime CLT;
- Ausência de Programa de Incentivo às equipes de campo;
- Falta de Incentivo aos revendedores;
- Produtos mal expostos e sem visibilidade no mercado;
- Escassez de material de propaganda nos pontos de vendas;
- Dificuldade para recrutamento de vendedores e representantes comerciais;
- Pouco conhecimento de mercado para abertura de novas áreas de vendas;
- Vendas demasiadamente concentradas em poucos clientes;
- Linha estreita de produtos, dificultando visitas e argumentações;
- Dificuldade em agendar visitas e fazer apresentações;
- Fragilidade no trabalho pós-venda;
- Relatórios de desempenho não fornecem informações suficientes para tomada de decisões;
- Taxa de sucesso nas propostas e apresentações de vendas é baixa;
- Quantidade de propostas de vendas é baixa;
- Imagem do produto e da marca, apesar do trabalho de mídia, não consegue notoriedade entre clientes e revendedores;
- A rotatividade de vendedores e representantes leva a significativa perda de clientes;
- Carência de desenvolvimento de uma matriz de características e benefícios para estruturação de argumentação de vendas;
- Fragilidade na refutação das objeções;
- Deficiência no planejamento de roteiros e contatos.
Absorvidos por alguns problemas, cujas soluções se mostram complexas, gestores acabam não se dando conta de outras questões que corroem seus resultados.
Adicionar a competência de especialistas nesse processo é importante, afinal um jeito diferente de ver as questões traz soluções normalmente não pensadas.
Em debates, fala-se muito de “vantagens competitivas”, mas poucos se dão conta que as rejeições são frutos de “desvantagens comparativas”.
Com tantas ofertas, os clientes dizem o tempo todo: Compro seu produto se você tiver um argumento melhor do que seus concorrentes.
Você tem?
Ivan Postigo
Diretor de Gestão Empresarial
Articulista, Escritor, Palestrante
Postigo Consultoria Comunicação e Gestão
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