31/01/2012 13:47

Marca e a visibilidade do produto.

 

 Por Ivan Postigo

 

Marca e a visibilidade do produto

 

Marca atende sonhos, expectativas, integra pessoas a grupos, dá destaque, gera conforto psicológico, dá segurança, é objeto de desejo.

 

Ao estar abrigada por uma marca com prestígio a qualidade física do bem raramente é questionada.  Pressupõe-se que seu detentor jamais aceitaria ter sua qualidade questionada.

 

O sucesso de uma marca é gerado por inúmeros e inusitados fatores. Um fato, uma fala, um slogan, um acidente, uma imagem, um desejo, uma expectativa, não há receita definitiva.

 

É possível provocá-lo? Sim, alguns demoram mais que outros, mas sempre há meios.

 

Como diz um amigo: - Criar uma marca de sucesso é um negócio complexo, senão todos nós teríamos uma.

 

Quem tem um produto com qualidade precisa ter uma marca reconhecida?

 

Uma resposta rápida seria: Sim.

 

Poucas são as empresas que tem produtos sem concorrência no mercado, então a marca é o fator que os diferencia, que os investe de importância e lhes atribui valor.

 

O consumidor muda sua percepção de “quanto custa” para “quanto vale”!

 

Reconheço que para muitos empresários que primam pela qualidade de seus produtos vê-los sendo substituído por outros similares, é difícil, mas essa é a dinâmica de mercado.  Eles mesmos se fizerem uma boa reflexão verão que também agem por percepção e preferência.

 

Ainda que experimentem períodos de glória marcas também envelhecem e são substituídas.

 

Não raro, recebemos e-mails com apresentações saudosistas que nos lembram de produtos e marcas que já não existem mais.

 

Nesse sentido o mercado é cruel? Talvez não, apenas prático.

 

Há uma superprodução mundial sendo oferecida de norte a sul, de leste a oeste. Para os iguais prevalece o preço, para os que se destacam o valor.

 

A mais valia é o premio pela competência de sair do lugar comum. Por essa razão há defensores da tese: “Torne a sua empresa obsoleta, antes que alguém o faça”.

 

Temos que ter consciência que produto não é marca e mesmo esta deve representar algo na mente do consumidor para conduzi-lo a sua escolha.

 

Como gestor, sem dúvidas, você vai perguntar: - Devo, então, entender de produto ou de gente?

 

Entendendo de gente apresentará o produto correto. Simples não?

 

Akio Morita, co-fundador da Sony, dizia com propriedade: “Eu não atendo mercados, eu os crio”.

 

O produto criado hoje terá amanhã inúmeros concorrentes, sua única garantia de destaque será sua marca!

 

É fundamental entender que marca cria um espaço na mente e um lugar no coração.

 

Para aqueles que não acreditam na necessidade de seu fortalecimento basta refletir se de vez em quando não solicitam um produto pela marca sem se darem conta. Exemplos não faltam no mercado.

 

Vamos citar alguns, obtidos numa pesquisa:

Gillette – lâmina de barbear

BomBril – Palha de aço

Guaraná – Refrigerante

Maizena – Amido de milho

Teflon – Revestimento antiaderente

Leite Moça – Leite condensado

Modess – Absorvente íntimo feminino

Catupiry – Requeijão usado em pizzas

Durex – Fita adesiva

Xerox – Fotocópia

Danone – Iogurte

OMO – Sabão em pó

Nescau – Achocolatado em pó

Brahma – Cerveja

Caldo Knorr – Caldo de galinha em cubos

Bic – Caneta

Nescafé – Café solúvel

Ray-Ban – Óculos de sol

51 – Cachaça

Band-aid – Curativo

Cotonetes – Hastes de algodão

Super Bonder – Cola

Caloi – Bicicleta

Batata Chips – Batata

Havaianas – Sandálias

Zorba – Cueca

 

Sua lista poderá ser maior ou menor do que esta, mas não deixará de incluir pelo menos um item, ainda que seja extremamente purista.

 

Atingir este status, levar o produto à excelência do reconhecimento, não garante o sucesso a não ser que este esteja a vista e ao alcance do consumidor.

 

Sustentação da marca e visibilidade do  produto são fundamentais para a longevidade de um negócio.

 

 

 

Ivan Postigo

Diretor de Gestão Empresarial

Fones (11) 4526 1197  / (11) 9645 4652                     

www.postigoconsultoria.com.br

Twitter: @ivanpostigo

Skype: Ivan.postigo

Autor dos trabalhos

Livro: Por que não? Técnicas para estruturação de carreira na área de vendas

Free e-book: Prospecção de clientes e de oportunidades de negócios

Simulador de resultados adotando premissas

Simulador: Cálculo de Prospecção de Clientes  para Metas e  Cotas de Vendas

 

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