Marca e a visibilidade do produto.
Por Ivan Postigo
Marca e a visibilidade do produto
Marca atende sonhos, expectativas, integra pessoas a grupos, dá destaque, gera conforto psicológico, dá segurança, é objeto de desejo.
Ao estar abrigada por uma marca com prestígio a qualidade física do bem raramente é questionada. Pressupõe-se que seu detentor jamais aceitaria ter sua qualidade questionada.
O sucesso de uma marca é gerado por inúmeros e inusitados fatores. Um fato, uma fala, um slogan, um acidente, uma imagem, um desejo, uma expectativa, não há receita definitiva.
É possível provocá-lo? Sim, alguns demoram mais que outros, mas sempre há meios.
Como diz um amigo: - Criar uma marca de sucesso é um negócio complexo, senão todos nós teríamos uma.
Quem tem um produto com qualidade precisa ter uma marca reconhecida?
Uma resposta rápida seria: Sim.
Poucas são as empresas que tem produtos sem concorrência no mercado, então a marca é o fator que os diferencia, que os investe de importância e lhes atribui valor.
O consumidor muda sua percepção de “quanto custa” para “quanto vale”!
Reconheço que para muitos empresários que primam pela qualidade de seus produtos vê-los sendo substituído por outros similares, é difícil, mas essa é a dinâmica de mercado. Eles mesmos se fizerem uma boa reflexão verão que também agem por percepção e preferência.
Ainda que experimentem períodos de glória marcas também envelhecem e são substituídas.
Não raro, recebemos e-mails com apresentações saudosistas que nos lembram de produtos e marcas que já não existem mais.
Nesse sentido o mercado é cruel? Talvez não, apenas prático.
Há uma superprodução mundial sendo oferecida de norte a sul, de leste a oeste. Para os iguais prevalece o preço, para os que se destacam o valor.
A mais valia é o premio pela competência de sair do lugar comum. Por essa razão há defensores da tese: “Torne a sua empresa obsoleta, antes que alguém o faça”.
Temos que ter consciência que produto não é marca e mesmo esta deve representar algo na mente do consumidor para conduzi-lo a sua escolha.
Como gestor, sem dúvidas, você vai perguntar: - Devo, então, entender de produto ou de gente?
Entendendo de gente apresentará o produto correto. Simples não?
Akio Morita, co-fundador da Sony, dizia com propriedade: “Eu não atendo mercados, eu os crio”.
O produto criado hoje terá amanhã inúmeros concorrentes, sua única garantia de destaque será sua marca!
É fundamental entender que marca cria um espaço na mente e um lugar no coração.
Para aqueles que não acreditam na necessidade de seu fortalecimento basta refletir se de vez em quando não solicitam um produto pela marca sem se darem conta. Exemplos não faltam no mercado.
Vamos citar alguns, obtidos numa pesquisa:
Gillette – lâmina de barbear
BomBril – Palha de aço
Guaraná – Refrigerante
Maizena – Amido de milho
Teflon – Revestimento antiaderente
Leite Moça – Leite condensado
Modess – Absorvente íntimo feminino
Catupiry – Requeijão usado em pizzas
Durex – Fita adesiva
Xerox – Fotocópia
Danone – Iogurte
OMO – Sabão em pó
Nescau – Achocolatado em pó
Brahma – Cerveja
Caldo Knorr – Caldo de galinha em cubos
Bic – Caneta
Nescafé – Café solúvel
Ray-Ban – Óculos de sol
51 – Cachaça
Band-aid – Curativo
Cotonetes – Hastes de algodão
Super Bonder – Cola
Caloi – Bicicleta
Batata Chips – Batata
Havaianas – Sandálias
Zorba – Cueca
Sua lista poderá ser maior ou menor do que esta, mas não deixará de incluir pelo menos um item, ainda que seja extremamente purista.
Atingir este status, levar o produto à excelência do reconhecimento, não garante o sucesso a não ser que este esteja a vista e ao alcance do consumidor.
Sustentação da marca e visibilidade do produto são fundamentais para a longevidade de um negócio.
Ivan Postigo
Diretor de Gestão Empresarial
Fones /
www.postigoconsultoria.com.br
Twitter: @ivanpostigo
Skype: Ivan.postigo
Autor dos trabalhos
Livro: Por que não? Técnicas para estruturação de carreira na área de vendas
Free e-book: Prospecção de clientes e de oportunidades de negócios
Simulador de resultados adotando premissas
Simulador: Cálculo de Prospecção de Clientes para Metas e Cotas de Vendas
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