Diferenças entre hidroginástica e hidroterapia.
Por Gustavo Hiroshi Kanno
Diferenças entre hidroginástica e hidroterapia
Muitas pessoas confundem hidroginástica com hidroterapia.
A hidroginástica é uma atividade física realizada em piscina aquecida, que proporciona condicionamento físico geral, fortalecimento muscular e melhora da resistência cardiorrespiratória através de uma sequência de exercícios rítmicos executados numa intensidade moderada e de forma ininterrupta. É uma atividade aeróbica praticada em grupo, de participação ativa, favorecendo a socialização entre os alunos.
Os exercícios são feitos com a água na altura dos ombros, eliminando cerca de 90% do peso corporal e diminuindo o impacto nas articulações. A hidroginástica é extremamente eficaz no combate ao estresse e proporciona sensação de bem-estar, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.
Ela é uma grande aliada na manutenção ou perda de peso. Homens, mulheres, gestantes, idosos, jovens, magros e obesos podem se beneficiar dessa modalidade, que deve ser ministrada por um profissional de educação física.
A hidroterapia, por sua vez, é um recurso da fisioterapia que utiliza as propriedades da água na prevenção e no tratamento de diversas patologias. Consiste na realização de exercícios específicos em piscina coberta e aquecida, visando obter uma melhor e mais rápida recuperação do paciente.
O tratamento é realizado por um fisioterapeuta que, após avaliação, determina as metas e condutas específicas para cada caso a serem seguidas de forma a acelerar e facilitar a reabilitação. Uma grande vantagem da reabilitação na água é a diminuição do peso corporal e ação da gravidade, que permite uma maior liberdade de movimento possibilitando trabalhar grandes grupos musculares em amplitudes e direções diferentes de forma segura. Além disso, reduz a sensibilidade à dor, permitindo a realização de exercícios que em solo seriam dolorosos ou impossíveis de se fazer naquela fase da reabilitação.
Entre seus benefícios, destacamos o relaxamento muscular, aumento do equilíbrio e coordenação, alívio da dor, diminuição de edemas, ganho de amplitude de movimento e ganho de força muscular. A hidroterapia é indicada para todas as áreas da fisioterapia que envolva problemas de ordem traumato-ortopédicos, esportivos, neurológicos, reumáticos, estéticos etc. As indicações mais comuns são lombalgias, cervicalgias, artrose, bursites, hérnia de disco, AVC, paralisia cerebral, lesões traumáticas como entorses, fraturas, luxações, pré e pós-operatórios, entre outros.
Gustavo Hiroshi Kanno é fisioterapeuta e trabalha na CQV- Atividade Física e Reabilitação, também no Clube A Hebraica atua como fisioterapeuta da equipe de Futsal.
https://www.hebraica.org.br/portal/
—————