Cidade de Lucélia- 03/02
Cardumes de peixes dão espetáculo no Salto Botelho
Polícia Ambiental instalou unidade no Salto Carlos Botelho para impedir a pesca e garantir a Piracema
LUCÉLIA - A Piracema é o período em que os cardumes sobem o curso dos rios para a desova que acontece todos os anos nessa época, ionando na cabeceira de rios e riachos, um belo espetáculo que somente a natureza preservada pode oferecer a quem tem a sensibilidade de reconhecer sua importância.
Mesmo com toda a devastação, a pesca predatória selvagem, ainda praticada, apesar dos esforços dos órgãos ambientais, das ações sistemáticas da Polícia Ambiental e das multas aplicadas aos pescadores sem consciência, a resposta da natureza é surpreendente.
Diversas espécies de peixes realizam saltos acrobáticos na tentativa de vencer o obstáculo natural representado pela cachoeira do Salto Carlos Botelho na busca pela nascente do rio, o que mostra o resultado positivo de todos os esforços de preservação realizado e pelo melhor nível de conscientização da população em relação à importância de uma natureza preservada.
Soldados da Polícia Ambiental permanecem vigilantes em plantão permanente no “Salto” para garantir a preservação das espécies na Piracema, pois, nesse período os peixes podem ser facilmente capturados e isso comprometeria a fauna tão generosa do rio Aguapeí, também conhecido como Rio Feio.
Fonte: Fernanda Crepaldi / Prefeitura de Lucélia
Iniciadas as obras de reconstrução de guias, sarjetas, drenagem de águas pluviais e recapeamento de ruas em Lucélia
Trabalhos têm rendido elogios em toda cidade. Diversos locais serão beneficiados, resultado de trabalhos constantes do prefeito João Pedro e secretários
LUCÉLIA - Lucélia enfrentou diversos problemas com asfalto nos últimos dois anos. Foram longos períodos de fortes chuvas que provocaram grandes danos em diversos locais da cidade, especialmente nas ruas mais movimentadas e em locais onde o relevo favorece maiores volumes de águas das chuvas.
Muitos buracos foram abertos, guias arrancadas, problemas que exigiram muito esforço da administração municipal para manter o mínimo de condições de tráfego nessas ruas, além disso, a recuperação feita anteriormente, com asfalto frio, não alcançou a durabilidade esperada, as garantias oferecidas pela empresa executora não corresponderam, o que tem sido mais um grande transtorno para a população e para a administração municipal.
O município conseguiu recursos importantes junto a Defesa Civil e outros órgãos estaduais e federais para a recuperação dessas ruas, muitas delas quase intransitáveis nos últimos tempos, mas, finalmente o trabalho foi iniciado. Os primeiros quarteirões já estão sendo entregues com asfalto da melhor qualidade e dessa vez podendo garantir uma durabilidade maior para os serviços executados.
A empresa vencedora da licitação, a VIAPAV, sediada na cidade de Presidente Venceslau, está fazendo um grande trabalho nessas ruas. Recurso de aproximadamente R$ 1, 7 milhão está sendo investido na recuperação das ruas mais atingidas pelos problemas no asfalto e aos poucos as deficiências estarão sendo sanadas.
A íntegra da aplicação desses recursos implica na recuperação de 70.204 metros quadrados de pavimentação, reconstrução de 4.474 metros quadrados de pavimentação asfáltica em diversas ruas de Lucélia e 622 metros de guias e sarjetas, reconstrução de 1.326 metros de drenagem de águas pluviais, além da reconstrução de uma unidade habitacional, mais a recuperação de outras duas unidades habitacionais no município.
A administração municipal cadastrou o município no Fundo de Emergência em busca de recurso em todos locais em que as fortes chuvas causaram sérios problemas. O empenho resultou em recursos que estão sendo aplicados no momento, por conta da morosidade do processo desde a aprovação até a liberação e início das obras. Outros convênios estão em andamento para novas obras de infra-estrutura que deverão ser iniciadas em breve no município de Lucélia.
Ruas Manoel Lopes, Dorival Rodrigues de Barros e Francisco Xavier de Oliveira foram as primeiras a receber o benefício
Fonte: Fernanda Crepaldi / Prefeitura de Lucélia
Programa Integração AABB Comunidade e Projeto Anjo da Guarda desenvolvem o "Projeto Férias"
O "Projeto Férias" proporcionou às crianças e adolescentes diversas atividades durante as férias escolares, com lazer e proteção a cada um
LUCÉLIA - O Programa Integração AABB Comunidade e Projeto Anjo da Guarda, onde atende 165 crianças e adolescentes manteve suas atividades no período de férias escolares com o “Projeto Férias”.
O objetivo foi oferecer lazer e proteção, com atividades esportivas, recreações culturais e passeios, dando-lhes também oportunidade de conhecer lugares diferentes como, por exemplo, o Hotel Fazenda Romeu e Julieta tanto quanto outros, visando o desenvolvimento saudável do corpo e da mente, desenvolvendo o crescimento da personalidade individual e também a socialização.
De acordo com a diretora e coordenadora, Maria Silvia Furtado Forti, o programa procura ainda fazer com que as crianças e adolescentes tenham uma alternativa mais divertida e educativa para o tempo livre das férias e garante a proteção integral, pois neste período ficam sem atividades e mais vulneráveis a situação de risco.
O “Projeto Férias” vem sendo realizado desde o ano de 2010, sendo uma parceria com a Prefeitura de Lucélia, Banco do Brasil e AABB Comunidade.
Fonte: Fernanda Crepaldi / Prefeitura de Lucélia
Vigilância Sanitária realiza o trabalho do PRÓ-ÁGUA
Setor de Vigilância Sanitária está coletando água distribuída pela Sabesp em diversos pontos da cidade para análise
LUCÉLIA - Com o objetivo de verificar a qualidade da água distribuída pela Sabesp no município de Lucélia, a Vigilância Sanitária, atendendo ao Pró-Água (Programa de Vigilância da Qualidade da Água Para Consumo Humano), realizado pelo Governo do Estado, está coletando amostras, para serem submetidas à análise.
Mensalmente são selecionadas, aleatoriamente, cinco casas no município, para serem avaliadas e a coleta acontece por meio dos cavaletes externos, devido ao fato da limpeza dos reservatórios internos serem de responsabilidade do morador, o que deve ser feito anualmente.
As amostras são enviadas ao Instituto Adolfo Lutz de Marília para realização dos testes Físico-Químico e Bacteriológico.
Este serviço é de total importância, para que a população esteja ciente da qualidade da água que está sendo consumida. Lembrando, que o cidadão luceliense pode ingerir a água fornecida pela Sabesp com tranqüilidade, já que nos últimos anos foi comprovada que a mesma é de boa qualidade pelo Instituto Adolfo Lutz. (Colaboração da matéria: departamento de Informação, Educação e Cultura (IEC) do Centro de Saúde de Lucélia, profissional Carlos Eduardo Bertin)
Fonte: Fernanda Crepaldi / Prefeitura de Lucélia
02/02/2012 - Rua em situação crítica é denunciada por vereador
LUCÉLIA - Abandono e descaso por parte da Prefeitura de Lucélia. Foi a definição usada pelo vereador João Armando Agra Júnior (Juninho) para se manifestar a respeito da situação na qual se encontra a rua Zeferino Ferreira Velozo, na Vila Rancharia.
“Aquele trecho não pode ser chamado de rua, porque praticamente não tem asfalto e as guias e sarjetas estão todas danificadas”.
Segundo o vereador, moradores do local o procuraram indignados e se dizendo esquecidos, uma vez que toda a Vila Rancharia recebeu melhorias no asfalto, menos aquela rua.
“Esperamos que a Administração Municipal tome uma providência, pois os moradores sequer conseguem estacionar os carros devido a tantos buracos. Definitivamente é a rua mais castigada com a péssima administração do prefeito João Pedro Morandi”, declarou Juninho.
Fonte: Folha Regional (Flórida Paulista)
Polícia de Lucélia prende indivíduo por porte ilegal de arma
Nossa Lucélia - 01.02.2012
G.B., de 59 anos, foi preso na tarde da segunda-feira
LUCÉLIA - Nesta terça-feira (30), por volta das 15h, por solicitação do Copom, policiais militares de Lucélia se deslocaram até a delegacia local, localizando as vítimas I.C.D., de 44 anos, e L.D.M., de 24 anos, que informaram que o autor G.B., de 59 anos, estaria as ameaçando de morte e que ele também possuía uma arma de fogo.
Após a ocorrência, os policiais militares se deslocaram até o local dos fatos ocorrido na Rodovia Vicinal Pascoal M. Lentine, a frente do km-21, no Bairro Colônia Paulista.
Em conversa com G.B., a respeito da arma de fogo, ele negou a existência da referida arma, sendo autorizada a entrada da equipe para efetuar busca no interior da residência, onde a equipe acabou encontrando sobre o forro da cozinha, uma arma de fogo tipo espingarda, calibre 36 e seis cartuchos, sendo quatro municiados e dois vazios.
Diante do acontecimento, foi dada voz de prisão a G.B. por porte ilegal de arma de fogo, sendo conduzido até o Plantão Policial, permanecendo o autor preso à disposição da justiça.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Ponte provisória restabelece o acesso ao bairro Santa Maria
Uma ponte provisória e uma solução paliativa para o problema.
A ponte é segura o suficiente apenas para veículos leves.
LUCÉLIA - O período das fortes chuvas todos os anos causa transtornos aos moradores da zona rural dos municípios da nossa região, em Lucélia não é diferente, várias estradas ainda sem asfaltamento acabam danificadas, por melhor que seja a conservação, prejudicando a movimentação dos proprietários rurais e o escoamento da produção agrícola.
Um dos maiores problemas enfrentados pela administração do município de Lucélia é a ponte da estrada do Bairro Santa Maria, que dá acesso a várias propriedades rurais.
Mais uma vez as fortes chuvas dos últimos dias acabaram isolando diversas famílias com a interrupção do tráfego de veículos no local, por conta do rompimento do acesso ali existente, que já tem recurso emergencial aprovado pela Defesa Civil do Governo do Estado de São Paulo para ser reconstruída uma ponte definitiva.
No entanto, por conta da burocracia que tem atrasado a liberação do referido recurso estadual, a Prefeitura de Lucélia, através do Setor de Obras, encontrou uma solução paliativa para o problema, instalando no local uma ponte provisória, porém, segura o suficiente para restabelecer a passagem dos produtores e dos moradores daquela região. Mesmo estando sinalizada, os moradores devem lembrar que a passagem serve apenas para veículos leves.
Nilson Guerra tem sua propriedade rural do outro lado do córrego e estava sem ter como alcançar a mesma, juntamente com outros produtores rurais que dependem da ponte para poder chegar às suas propriedades.
“Falo em nome de diversos donos de propriedades rurais daquela localidade e agradecemos o empenho dos funcionários da Prefeitura em sanar, mesmo que de forma paliativa nosso problema”, disse Guerra. “Acreditamos e esperamos que tudo seja resolvido definitivamente, pois temos acompanhado os trabalhos da administração municipal junto aos órgãos estaduais e sabemos que não medem esforços para tanto”.
Na última semana, o prefeito João Pedro Morandi esteve participando de audiência na Casa Civil sobre a liberação dos recursos para execução dos trabalhos e acredita que em breve tudo será solucionado.
Fonte: Fernanda Crepaldi / Prefeitura de Lucélia
—————