30/01/2012 09:16

Cidade de Tupã- 03/02

 

Ong Arte Vidas convida os Tupãenses para participarem de suas atividades.
Inscrições abertas para a prática de várias modalidades desportivas.
 

TUPÃ - Genésio Dias cuidará do futebol desta turminha, junto com outros grandes professores conhecidos da cidade, como: Mestre Rukinho de Capoeira, Sanderson Ribeiro de Katarê, Maria de Lourdes no Judô, entre outros.

As inscrições gratuitas já estão abertas aos interessados. Os praticantes das modalidades devem ter entre 6 a 17 anos. As atividades serão desenvolvidas pela manhã e no meio da tarde. "Nossa intenção é revelar novos talentos para que possam deslanchar na carreira, futuramente, em clubes de maior projeção. Crianças e jovens têm excelente oportunidade de praticar esporte e evitar os vícios e as drogas, que tantos malefícios causam nos dias atuais", comentou o técnico desportivo Genésio Dias Filho. 

 

Fonte: Diário de Tupã

 

 

 

 

Prefeitura de Tupã entrega ônibus adaptado para APAE



Veículo foi viabilizado pelo ex-deputado Sérgio Nechar, com contrapartida municipal

TUPà- O prefeito Waldemir Gonçalves Lopes e o vice-prefeito César Donadelli entregaram mais um ônibus adaptado para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Tupã. O veículo, zero quilômetro, foi conquistado pelo ex-deputado federal, Sérgio Nechar e contou com contrapartida da prefeitura. O evento teve a presença de funcionários da entidade, alunos, pais e autoridades locais.

O ônibus adquirido com recursos federais em contrapartida municipal conta com 15 poltronas e 8 lugares para cadeirantes. Para subida e descida da pessoa com deficiência do ônibus, o veículo coletivo conta com um elevador que desce na altura da via e sobe para que o usuário entre para dentro do veículo. 

Os pais dos alunos que estavam presentes no evento ficaram surpresos com a chegada do veículo. Ester Freitas de Oliveira, mãe da aluna Claudia de Oliveira Sartorelli disse que ficou muito grata e surpresa com a chegada do veículo. “Realmente eles necessitavam muito deste veiculo, fiquei surpresa porque não sabia que ia chegar tão rápido assim”. 

Para a mãe do aluno Carlos Henrique da Fonseca, Maria de Fátima Rocha Fonseca disse que o veiculo veio em boa hora. “Este veiculo é maior, mais seguro e confortável. Vai ser muito útil e teremos um transporte mais adequado para atender as necessidades de acessibilidade deles”. 

A secretária de Educação, Carla Ortega Brandão, disse que a pasta de educação é responsável pelo transporte de todos os alunos especiais e até aqueles que estudam em faculdades. “Este ônibus entregue na noite de hoje significa que o governo municipal se preocupa com a acessibilidade das pessoas com necessidades”. 

Carla citou que em 2007, a Prefeitura doou um micro ônibus para transportar os alunos da APAE de Tupã. Disse também que em 2011, foi adquirido mais um micro ônibus com elevador com capacidade de transportar 12 pessoas com deficiência e 3 cadeirantes. “Hoje também temos 4 peruas Kombi para realizar este tipo de transporte”, complementou Carla. 

Na oportunidade, Carla também destacou a subvenção mensal que a Prefeitura aplica na entidade. Para o presidente da APAE, Benedito Rodrigues Gonçalves, a doação do ônibus resultará na melhoria do transporte dos alunos da APAE. “Só podemos agradecer os gestos de carinho e solidariedade para com nossa entidade”. Gonçalves informou que atualmente a APAE de Tupã conta com 267 alunos. 

Presente no evento, o presidente do Grupo de Empreendedores Tupãenses (GET) Pedro Vieira, parabenizou o poder público que vem atendendo as necessidades das entidades beneficentes de Tupã. “O tempo que vocês doam para a valorização do próximo é que faz a diferença”. 

O vice-prefeito César Donadelli, elogiou o empenho do ex-deputado federal, Sérgio Nechar que na época conquistou junto ao governo federal o ônibus para pessoas com deficiência.”O Nechar ouviu nossos pedidos e teve a sensibilidade de conquistar um ônibus para transportar os alunos da APAE.” NA oportunidade, Donadelli citou também os R$ 2 milhões que o deputado trouxe para Tupã para construir o Parque Ecológico “Izidoro Nechar”. 

Também disse sobre o empenho do parlamentar para que Tupã ganhasse a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). “Hoje temos um transporte justo, humano e mais seguro”. 

O prefeito Waldemir Gonçalves Lopes iniciou seu discurso citando as ações que o governo municipal fez a partir da elaboração da Agenda 21 Local, com a participação da população tupãense enumerando as ações prioritárias que a administração teria que fazer. “Na época eram 7 Associações de Bairro e hoje são 22 associações. Temos também 68 obras em andamento em Tupã”. 

Waldemir também citou o calçamento que a Prefeitura está fazendo na frente do Centro de Integração do Menor (CIM) e da APAE de Tupã. “Era uma buraqueira só, as pessoas não podiam nem andar no passeio público. Mas sem dúvida, aqui ficará em lugar bem mais urbanizado”. 

O chefe do executivo também destacou que hoje a APAE de Tupã conta com veículos modernos e seguros. Também disse sobre a locomoção das pessoas com deficiência de Tupã que receberam do governo municipal, através da Secretaria de Assistência Social (SEMAS) novas cadeiras para se locomoveram de forma mais segura e confortável. “O prefeito tem que gostar da população e se Deus quiser estaremos com o pé no acelerador até 31 de dezembro de 2012”.



Fonte: Unisite (Tupã)

 

 

02/02/2012 - Em 2011 Tupã liderou o ranking de geração de empregos na região


TUPà- Superando todas as crises, Tupã vem conseguindo ampliar a oferta de empregos em diversas áreas, mantendo seu ritmo crescente de desenvolvimento. É o que comprova o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgado na semana passada. O Caged analisa o mercado de trabalho com base no número de admissões e demissões em todo país. 

De acordo com os dados, Tupã liderou o ranking de geração de empregos formais na região em 2011, com um total de 6.584 admissões contra 5.943 demissões, o que representa um saldo positivo de 641 novos postos de trabalho. O desempenho representa um crescimento de 83,1% em comparação a 2010, quando a cidade registrou saldo positivo de 350 novos empregos. 

Ainda de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, Tupã ficou na 110ª colocação entre os 645 municípios do estado, subindo 77 posições em relação a 2010, quando ficou na 187ª posição, superando cidades como Jales (155ª posição), Marília (222ª), Lins (610ª) e Jaú (620ª). No ranking nacional Tupã também apresentou um grande salto passando da 839ª colocação em 2010 para a 450ª posição em 2011. 

Ainda segundo o Caged, o setor de serviços foi o que mais impulsionou a geração de empregos em Tupã no ano passado. Foram 1.938 contratações contra 1.685 demissões, resultado em saldo positivo de 253 empregos. 

O comércio vem logo em seguida com saldo de 246 empregos (2.548 admissões contra 2.302 demissões). Também tiveram saldo positivo os segmentos de indústria de transformação, com 129 novos postos de trabalho (1.227 contratações e 1.098 demissões); a agropecuária, com 49 novos empregos (385 admissões e 336 desligamentos) e a área de extrativa mineral, com 4 novos empregos (11 contratações e 7 demissões). O segmento de serviço e indústria de utilidade pública empatou o número de contratações e demissões: 12 cada. 

Já os setores que mais demitiram foram de construção civil, com 449 contratações e 479 demissões, representa saldo de negativo de 30 empregos e administração pública, que registrou déficit de 10 empregos (14 contratações e 24 desligamentos).



Fonte: Bastos Já / Assessoria de Comunicação

 
 

 


Agricultor tupãense colhe mandioca gigante



TUPà– O agricultor Luiz Francisco da Silva levou um susto quando foi fazer a colheita de alguns pés de mandioca, em sua chácara, denominada Vitória, localizada às magens da Rodovia “Comandante João Ribeiro de Barros”, no Km 520 mais 500 metros. 

Como Luiz Francisco puxou o pé e não conseguiu arrancar, foi desenterrando a raiz. Foi preciso muito trabalho, pois uma das raizes tinha mais de um metro e meio de comprimento. Outra tinha cerca de 1,30 metro. 

O plantador não sabe porque as raízes cresceram tanto, uma vez que são plantas comuns, cultivadas junto com outras, todas de tamanho normal. Mas ele disse que se sente orgulhoso por ter conseguido essa façanha.



Fonte: Renata Cruz / Assessoria de comunicação da Prefeitura de Valparaíso

 

 

Dengue

Em 60 dias, índice de breteau em Tupã aumentou 290%

 

          A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado do novo índice de breteau realizado em Tupã, neste mês de janeiro. E o resultado desse trabalho, após a visitação de 755 imóveis, é de que em 60 dias o nível de infestação do mosquito “Aedes aegypti” aumentou 290% no município.

Segundo o diretor de Departamento de Vigilância em Saúde, Marco Antônio de Barros, durante as visitas domiciliares os agentes da Sucen localizaram 24 focos do mosquito da dengue.

Dentre os focos estão os tradicionais vilões: vasos, latas, lonas, pneus e bebedouros de animais.

Já o índice de breteou neste mês de janeiro chegou a 3.2, contra 1.1 levantado pela Secretaria Municipal de Saúde em Tupã em novembro do ano passado. “A infestação do mosquito cresceu quase 300%. Isso coloca Tupã em situação de médio risco de epidemia”, alertou Marco Antônio.

Segundo Barros, o Ministério da Saúde preconiza que de 1.1 a 3.9 o índice de breteau já representa médio risco de epidemia. E acima de 4, o município já enfrenta risco total de epidemia. “Se chegarmos a esse ponto, teremos grandes chances de registrar óbitos no município. As pessoas precisam se conscientizar do risco de morte que estão correndo. É preciso combater a dengue”, disse.

Por conta do risco iminente de uma epidemia, o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde disse que, em fevereiro, o município realizará um novo índice de breteau.

O principal objetivo desse trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, e também pela Sucen, é averiguar o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue.

Em outubro do ano passado o I.B. acusou 0.6, indicando que a dengue estava sob controle no município. Um mês depois, o I.B. aumentou para 1.1, revelando que o município já tinha avançado para uma situação com possibilidade de risco de epidemia de dengue. Agora em janeiro, a situação já é considerada alarmante.

Isso demonstra que a população “baixou guarda” e o mosquito aumentou a sua área de infestação, colocando em risco a saúde dos munícipes mais uma vez.

Além de medir o índice de infestação do mosquito “Aedes aegypti”, a medida também busca elaborar estratégias de combate à dengue para este período de verão, que teve início em dezembro do ano passado.

Diante desse resultado, Barros informou que, a partir de agora, além das multas que já estão sendo aplicadas para as pessoas que mantém larvas do mosquito “Aedes aegypti” em suas residências, a Prefeitura também vai registrar boletim de ocorrência e apresentar denúncia no Ministério Público, por crime contra a saúde pública. “Em 2003, cinco tupãenses foram condenados pelo MP por crime contra a saúde pública. Se a população não fizer a sua parte, não nos restará outra alternativa a não ser agir com mais rigor”, disse.

Segundo o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, a presença de larvas do mosquito da dengue nos imóveis residenciais e comerciais da cidade é reflexo da falta de conscientização de algumas pessoas em relação ao perigo que a doença representa para a sociedade como um todo.

Como Tupã é município prioritário, ou seja, que já enfrentou epidemias de dengue e continua registrando a presença do mosquito vetor da doença, contando com mais de 50 mil habitantes, o resultado do IB é encaminhado anualmente ao Ministério da Saúde.

“O resultado mostra que não podemos descuidar. Cada um deve fazer a sua parte. Não se deve pensar que a responsabilidade de combater o mosquito é única e exclusiva responsabilidade do município. O combate à dengue é um dever de todos, porque se não for assim, corremos o risco de perder essa batalha”, disse.

 

Ação

Para ajudar no combate à doença, que é perigosa e capaz de levar uma pessoa à morte, basta eliminar todos os recipientes que possam acumular água, tanto dentro como fora de casa. Mas não basta somente jogar a água do recipiente. É preciso lavá-lo para que os ovos do mosquito se desgrudem e não eclodam diante de um novo contato com a água.

 

Fonte: Diário Tupã

 

 

 

 

 

—————

Voltar