14/03/2012 22:38

Cervicalgia, torcicolo, dor cervical ou nucalgia.

 

 

Por Gustavo Kanno

 

Cervicalgia, torcicolo, dor cervical ou nucalgia.

 

O que você precisa saber sobre cervicalgia, torcicolo, dor cervical ou nucalgia?

A cabeça e a região do pescoço são as mais sensíveis e sofrem tipos diferentes de stress: postura inadequada, traumatismos, doenças da idade como desgaste ou artrite, disfunções da mordida. Atividades aparentemente simples como ler na cama ou mascar chiclete podem causar dor se realizadas incorretamente ou na presença de alguma disfunção.
A dor cervical é muito comum e geralmente limita atividades da vida diária, os sintomas costumam melhorar em poucos dias ou semanas. Os casos que não resolvem em dois meses viram problemas crônicos e além da dor podem resultar em perda de função, deformidades e em casos mais graves fraqueza e redução da sensibilidade.

O médico deve ser procurado se o paciente apresentar qualquer sinal de alerta. Descartando a necessidade de tratamento cirúrgico (sendo o ultimo recurso caso o tratamento conservador não tenha sucesso), o paciente é encaminhado para o tratamento clínico e fisioterápico. A fisioterapia pode ajudar a recuperar função mais rapidamente e ensinar novos hábitos para reduzir o risco de mais dor ou mais injúria.
 

Possíveis causas de cervicalgia e cefaléia (dor de cabeça)
 

Uma das causas mais comuns de dor cervical e algumas vezes dor de cabeça é devido à postura inadequada. É fácil adquirir hábitos posturais ruins sem ao menos se conscientizar disso.
A regra básica é simples: certifique-se de que a postura está adequada: cabeça em posição neutra, costas com apoio, joelhos ligeiramente abaixo do quadril e com os braços apoiados.

Ler na cama pode causar tensão cervical, principalmente se estiver sem apoio, flexionando a cabeça e tentando manter os braços pra frente para segurar o livro.

A posição de dormir é outra fonte possível de problemas cervicais. O seu travesseiro o força a dormir com o pescoço em um ângulo, seja ele muito alto ou muito baixo? Se sim, deve-se investir em um novo travesseiro que deixe a cabeça alinhada com a coluna e esta, paralela à cama. Deve-se certificar que o espaço entre a parte de trás do pescoço e a cama esteja preenchido por um travesseiro de maneira que o pescoço fique relaxado em posição neutra.

 

 

Algumas outras dicas para evitar tensão cervical e dor:

Tente fazer exercícios de alongamento antes de dormir e logo ao acordar.
A regra da posição neutra também vale para pessoas que passam muito tempo trabalhando em computadores.
A posição neutra também deve ser encontrada ao se dirigir um carro. Ajuste o assento para que fique perto suficiente dos pedais e que não seja preciso trazer o pescoço para frente. 
Evite carregar itens em um só ombro por muito tempo. Para tal, mochilas com dois alças são adequadas por distribuírem melhor o peso a ser carregado.
Preste atenção quando estiver ao telefone, principalmente se estiver falando e realizando outras atividades simultaneamente, isso pode trazer problemas cervicais.·. 

Dor de cabeça?

A tensão muscular na parte posterior do pescoço pode irritar alguns nervos da cabeça causando a dor. Este problema pode ser tratado com medicamentos, fisioterapia e até pequenas infiltrações que são realizadas no próprio consultório.

É somente uma dor cervical?

Dores cervicais podem vir acompanhadas de dores nos braços porque os nervos provenientes da região cervical inervam toda a região dos braços e mãos. Algumas vezes é difícil descobrir a real origem da dor. É necessário realizar testes clínicos e exames.·.

O que fazer quando o pescoço já está doendo?

Diversas medidas podem ser tomadas para o tratamento da cervicalgia crônica. O benefício individual de cada terapia é difícil de ser comprovado, portanto o melhor tratamento está na combinação de medidas que se adéqüem melhor ao paciente e à doença em questão. É importante ter em vista a melhora a longo prazo e não apenas ao alívio sintomático imediato, e para isso deve-se respeitar a idéia básica de evitar novas lesões através da identificação e eliminação da causa.
A primeira medida a ser tomada após o diagnóstico de cervicalgia crônica, sem traumatismo associado, é descansar e, de preferência, deitado e com a coluna em posição neutra.
 

Considerações quanto à fisioterapia

O fisioterapeuta escolhe o tratamento, entre várias modalidades: exercícios para flexibilidade, força, estabilidade e recuperação de amplitude de movimento. Outras opções incluem gelo, calor, estimulação elétrica, tração ou mobilização e massagem. O fisioterapeuta avalia o ambiente em casa e no trabalho para garantir que você não esteja se machucando continuadamente.
A hidroterapia é também uma excelente alternativa para tratamento da cervicalgia. Ela conta com vários fatores benéficos, só o fato de ser realizada em água aquecida já auxilia no relaxamento da musculatura cervical aliviando dores musculares. Exercícios na água diminuem a tensão sobre as articulações, levando ao fortalecimento da musculatura sem prejuízo articular. E ainda exercícios passivos na água com movimentações do tronco e da região cervical promovem um restabelecimento do que é a postura correta. Os exercícios aeróbicos de baixo impacto como natação, caminhada, e aeróbica de baixo impacto, bicicleta ergométrica serão indicadas para a manutenção sempre acompanhado de um fisioterapeuta ou educador físico.
O objetivo da fisioterapia é conseguir com que o paciente retorne as suas atividades o mais rápido possível com o conhecimento necessário para minimizar ou eliminar o problema.

 

 

Gustavo Hiroshi Kanno é fisioterapeuta e trabalha na CQV- Atividade Física e Reabilitação, também no Clube A Hebraica atua como fisioterapeuta da equipe de Futsal.

www.cqv.net.br

https://www.hebraica.org.br/portal/

—————

Voltar