CARDIOPATIA
Por Grasielli Machado Roque
Cardiopatia
O coração é um órgão muscular oco que se localiza no meio do peito, sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda. Em uma pessoa adulta, tem o tamanho aproximado de um punho fechado e pesa cerca de 400 gramas.
O coração humano, como o dos demais mamíferos, apresenta quatro cavidades: duas superiores, denominadas átrios (ou aurículas) e duas inferiores, denominadas ventrículos. O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito através da válvula tricúspide. O átrio esquerdo, por sua vez, comunica-se com o ventrículo esquerdo através da válvula bicúspide ou mitral. A função das válvulas cardíacas é garantir que o sangue siga uma única direção, sempre dos átrios para os ventrículos.
Cardiopatias
Definição: É qualquer doença que atinja o coração.
Principais Cardiopatias:
1) Cardiopatias Congênitas
2) Doenças das Valvas do Coração
3) Doenças do Miocárdio
4) Infecção no Coração
Como detectar uma doenças no Coração:
- Arritmias
- Dor
- Dispinéia e Edema
- Cianose
As cardiopatias na infância, congênitas ou adquiridas, não são muito conhecidas da população geral, mas nos dias de hoje tem se apresentado com alguma freqüência. Quando presentes, elas devem ser diagnosticadas rapidamente de forma correta. Elas são doenças que acometem o coração. Se a criança já nascer com um defeito no coração, dizemos que ela é portadora de uma Cardiopatia Congênita.
Porém se ela nascer sem defeito cardíaco e mais tarde apresentar doença do coração, dizemos que ela é portadora de uma Cardiopatia Adquirida.
As doenças do coração podem ser detectadas nas crianças logo após o nascimento, em consulta pelo pediatra, em exame na escola para a realização de exercícios físicos ou mais tarde na adolescência.
Na maioria dos casos, o médico suspeita de cardiopatia na criança quando:
- Ausculta um sopro no coração
- Detecta cianose (extremidades arroxeadas, lábios roxos).
- Quando a criança cansa muito nas mamadas.
- Quando tem dificuldade de ganhar peso
- Quando gripa com muita facilidade ou está sempre tendo pneumonias.
Nem todo sopro no coração, significa presença de cardiopatia, muitas vezes crianças normais podem apresentar sopros no coração e nestes casos eles são chamados de “sopros inocentes”.
Alguns defeitos cardíacos podem ser resolvidos espontaneamente sem cirurgia, mas em muitos casos a criança necessita realizar uma cirurgia cardíaca e em alguns casos, mais de uma vez. Outras vezes, as cardiopatias nas crianças podem ser tratadas no cateterismo cardíaco, sem necessidade de cirurgia.
Dicas de Alimentação:
Para que a criança com cardiopatia tenha um bom resultado no tratamento da doença, é necessária uma alimentação saudável, pois gastam mais energia que as crianças normais. Uma alimentação saudável ajuda e muito na recuperação da criança com cardiopatia, no caso de uma cirurgia ou infecção.
Para o lactente, o melhor alimento é o leite materno que contém todos os nutrientes que elas precisam para crescerem bem e com saúde.
Nas crianças com cardiopatia, o aleitamento materno deve ser realizado com a criança semi-sentada no colo da mãe, pois nesta posição ela deglute e respira com mais facilidade. Não existe leite específico para a criança com cardiopatia.
As crianças maiores devem realizar uma alimentação a base de leite, cereais, vegetais, frutas, carnes e ovos.
Grasielli Machado Roque é fisioterapeuta graduada em fisioterapia pela Faculdade da Alta Paulista; Pós-Graduada em Cardiologia pelo Instituto Superior de Londrina.
Fisioterapeuta Particular do Home Care, Fisioterapeuta na Clínica Vip em Paraguaçu Paulista e escreve para a Revista Eleven.
Tel: (018) 9749.0829
—————