AUTOESTIMA- Aprenda a lidar com os sinais da idade.
Previna os problemas que abalam a autoestima
Aprenda a lidar com os sinais da idade de forma saudável
Envelhecer faz parte do ciclo da vida. No entanto, esta etapa pode ser encarada como um fardo para muitas mulheres. Além dela interferir visivelmente na aparência física, o corpo sinaliza suas limitações e a saúde, se não foi bem cuidada ao longo dos anos, perde a força, abrindo precedentes para uma série de inconvenientes que abalam não só o organismo, mas a
Alivie os efeitos da menopausa
A menopausa é o período em que a produção de hormônios pelo ovário diminui gradualmente. Nesta fase, a mulher passa por transformações biológicas e psicológicas, segundo a psicóloga Mara Push. "A tendência é que a mulher se sinta insegura quanto a sua beleza, o que normalmente culmina em depressão e baixa autoestima", explica a profissional.
Para aliviar o momento há aliados que podem ser incorporados facilmente em sua rotina diária. Além de praticar exercícios, cuidar da mente (seja com ajuda profissional ou atividades que aliviam o stresse) e aprender a gostar de si, os hábitos alimentares contam bastante. De acordo com a ginecologista Maria Helena Bastos, a mulher deve seguir uma dieta rica em soja, pois a leguminosa possui fitoestrogênios, substância com ação igual ao estrogênio. Um outro motivo para incorporar a soja ao cardápio é o seu poder de diminuir os sintomas da menopausa, como insônia, dor de cabeça, melancolia e os calorões típicos da fase.
Controle o seu peso
Depois dos 25 anos fica mais fácil ganhar peso e as cruéis gordurinhas passam a ser difíceis de serem eliminadas. "Existe uma diminuição natural do ritmo do metabolismo, o que leva o corpo a gastar menos calorias", explica Maria Helena. Para turbinar e acelerar o metabolismo, que passa a trabalhar de forma mais lenta, as atividades físicas praticadas com regularidade são recomendadas.
Fracionar as refeições também ajuda. O ideal é fazer de cinco a seis refeições por dia, de preferência a cada três horas. Com isso você evita chegar no estágio em que a fome é grande e o controle diante de um prato é menor. Consumir alimentos ricos em fibras pode ajudar na batalha diária contra a balança.
Varizes sob controle
O surgimento dessas veias está associado às alterações hormonais e ao fator genético. Porém, a falta de atividades físicas e o hábito de fumar contribuem para o surgimento do problema. Portanto, é hora de se mexer. Mantendo alguns cuidados diários e um bom acompanhamento especializado em estética vascular é possível conservar suas pernas belas e saudáveis até na terceira idade, de acordo com o angiologista Edson Neves, da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. O profissional recomenda caminhadas matinais e, claro, uma avaliação médica especializada para tratar as varizes com eficácia e segurança, evitando assim os danos à sua saúde.
Drible a osteoporose
A osteoporose aparece devido a deficiência ou a baixa absorção de cálcio e de vitamina D no organismo. O seu principal dano ao corpo é tornar os ossos mais fracos e sujeitos a fissuras. A nutricionista Juliet Marzalek recomenda um cardápio caprichado em leite e seus derivados, brócolis, couve e gergelim, que são as melhores fontes de minerais responsáveis pelo fortalecimento do esqueleto.
A profissional também indica boas fontes de vitamina D, encontradas na gema do ovo, na carne de fígado e nos peixes de água salgada. A absorção de cálcio também é facilitada com a prática de atividades físicas e 15 minutos diários de exposição ao sol combinada com protetor solar.
Revista Eleven
—————