02/03/2012 12:42

02/03: Notícias da ALTA PAULISTA

 

MANCHETES DA ALTA PAULISTA

 

Adamantina, Quatá e P. Bernardes terão Polos Regionais de Moda

A inauguração oficial dos polos nestes municípios ocorre na terça-feira

REGIÃO - A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, assinou na quarta-feira, convênios com 13 municípios e 19 entidades assistenciais da capital para implantação de Polos Regionais de Moda. Na região, as cidades de Adamantina, Presidente Bernardes e Quatá foram as contempladas. A inauguração oficial dos polos nestes municípios ocorre na terça-feira, dia 6, com a presença da primeira dama do Estado.

 

De acordo com a Assessoria de Imprensa do governo do Estado, para desenvolver o projeto, o Fussesp selecionou municípios com até 100 mil habitantes, exceto na região metropolitana da capital. “Na cidade de São Paulo, a seleção das entidades assistenciais foi realizada por localização e por reconhecimento do trabalho social”, pontua.

 

Ainda segundo o órgão, foi firmado um convênio com cada um dos 56 polos, espalhados pelo Estado. “O Fundo Social repassará um Kit Costura, contendo dez máquinas industriais, cadeiras, mesas, tábuas de passar, ferro e conteúdo didático”, frisa. Ressalta que também serão disponibilizados suporte, orientação das assistentes sociais e repasse de R$ 21 mil para aquisição de insumos, que serão pagos em três parcelas durante um ano e meio.

Fonte: Lilian Barbosa / O Imparcial

 

Região pode ter 6,5 mil usuários de crack

Vereadora quer proposta do governo federal para pequenos municípios onde a droga virou epidemia

TUPÃ - A Alta Paulista pode ter até 6,5 mil usuários de crack. A droga se tornou uma epidemia na região, a exemplo da grande maioria das cidades brasileiras do interior.

 

A vereadora Telma Tulin, de Tupã, inicia uma campanha para que cidades com menos de 200 mil habitantes também tenham acesso a recursos federais para combate à droga. Tupã, por exemplo, pode ter atualmente entre 1.260 e 1.850 usuários exclusivamente de crack, a droga da morte e do crime.

 

E o governo federal sabe disso porque no final do ano passado lançou o Plano Nacional de enfrentamento ao crack. A proposta é investir perto de R$ 4 bilhões, abrangendo medidas para aumentar a oferta de tratamento de saúde aos usuários de droga, prevenção, acolhimento, reinserção social e segurança pública, incluindo o enfrentamento do tráfico e das organizações criminosas. 

 

Já a proposta da vereadora Telma Tulim em ampliar para os pequenos municípios a ajuda federal no combate ao "crack" está baseada ainda na chegada da droga a regiões complemente rurais e com os mesmo reflexos devastadores. “Trabalhadores rurais, motoristas profissionais (em substituição ao antigo rebite) acabam usando o crack no trabalho”, exemplificou a vereadora. 

 

Nesta semana a Rádio Cidade de Bastos divulgou que, com base nas estatísticas de cientistas e da polícia dos Estados Unidos e Europa, a partir de 2004, as 16 cidades mais próximas entre quatro microregiões cobertas pela emissora pode somar entre 4 mil e 6,5 mil usuários de crack.

 

O estudo usa um método por amostragem que afirma: em 2004, 2% da a população americana havia consumido crack nos últimos 30 dias antes da sondagem.

 

 Para se chegar ao número regional, a emissora usou o mesmo método, que apontaria para os dados estimados nesta semana. Os dados não são oficiais e não há também uma estatística ou estudo científico sobre os casos do "crack" na Alta Paulista.

 

Mas se o método americano fosse aplicado na região haveria um crescimento de pelo menos 30% no número de consumidores nos 6 anos seguintes (até 2010), o que podem indicar que algo em torno de 3% da população estaria fazendo uso do entorpecente, sem dúvida um dado alarmante. 

 

A reportagem da Rádio Cidade fez a previsão usando como referências as cidades de Tupã, Bastos, Iacri, Parapuã, Rinópolis, Rancharia, Arco-Iris, Quintana, Herculândia, Quatá, João Ramalho, Queiroz, Osvaldo Cruz, Sagres, Salmourão e Borá em uma população estimada em 202 mil habitantes.

 

O titular da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE) de Tupã, delegado Sandro Resina Simões, é cético aos avaliar esses números, mas reconhece que a situação é gravíssima. “A estatística é sempre uma estimativa. Na realidade, a gente não tem um dado concreto para avaliar ou para fixar quantidade de usuário de drogas em geral e específicos. Mas uma coisa que a gente não pode negar é que o problema realmente é muito grave, muito sério”, resumiu.

 

Segundo Simões, a experiência do dia-a-dia mostra problemas familiares, distúrbios psicológicos, abusos no uso de álcool e outras drogas e também a curiosidade e as más companhias como as causas mais incidentes para a entrada de novos usuários no rol das vítimas do crack. 

 

De acordo com Sandro Simões a maior parte do crack comercializado e consumido na região é proveniente de alguns países da América do Sul, atualmente com ênfase para o Peru. “Com base nas apreensões que nós fazemos é sempre proveniente do Paraguai, Colômbia, Bolívia e até o Peru, que hoje, até no ambiente mundial das drogas e se tornou um dos grandes produtores de cocaína”.

 

Outra mudança expressiva apontada pelo delegado é a presença feminina no tráfico e uso. “Até pouco tempo, apenas homens iam à procura, nas bocas de droga. Hoje chega a ocorrer 50% de presença feminina e pessoas de todas as origens que se possa imaginar”, avaliou.

Fonte: OCnet / Colaborou Rádio Cidade

 

CIDADE DE ADAMANTINA

 

1ª Conferência Regional sobre Assistência Técnica e Extensão Rural para Agricultura Familiar será em Adamantina

ADAMANTINA - Na próxima segunda-feira, dia 5, Adamantina será sede da 1ª Conferência Regional sobre Assistencia Técnica e Extensão Rural (1ª CRATER), a partir das 08:30 horas no auditório Miguel Reale Campus II da FAI – Faculdades Adamantinenses Integradas.

 

A conferência terá como tema “Assistência Técnica de Extensão Rural (ATER) para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil Rural”. O assunto será discutido pelos presentes em cinco eixos para que sejam avaliadas as políticas desenvolvidas na região, sejam estabelecidas as prioridades e eleitos os delegados que representarão a região na conferência estadual.

 

Os cinco eixos abordados na Conferência serão: Ater para o Desenvolvimento Rural Sustentável; Ater para a Diversidade da Agricultura Familiar e a Redução das Desigualdades; Ater e as Políticas Públicas; Gestão, Financiamento, Demanda e Oferta dos Serviços de Ater e Metodologia de Ater.

 

A partir da conferência serão propostas diretrizes e estratégias para as conferencias estaduais e a nacional, com isto será estabelecido as prioridades para o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater), tendo como referência a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater) e em atendimento à Lei nº. 12.188 de 11 de janeiro de 2010, a Lei de Ater.

 

Para o evento está prevista a participação do delegado paulista do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Wellington Dinis Monteiro, os prefeitos representados pela AMNAP – Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista, representantes das Casas da Agriculturas, membros de associações e conselhos e os produtores rurais da região da Nova Alta Paulista.

 

“Constamos com a participação dos produtores e das pessoas envolvidas com o setor rural de nosso município e região, só assim poderemos desenvolver e melhorar da agricultura familiar” ressalta Mauricio Konrad, engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura de Adamantina.

 

A Conferência é uma realização do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Prefeitura do Município de Adamantina, da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada) Casa da Agricultura de Adamantina com a participação de representantes da Sociedade Civil, Associações de Produtores Rurais e Conselhos Municipais.

Fonte: Eli Ana C. Oliveira (Mtb: 51.542) Assessoria de Comunicação / Texto – Lais Ciceri

 

CIDADE DE BENTO DE ABREU

 

Ministério do Meio Ambiente destaca atividades praticadas em Bento de Abreu

BENTO DE ABREU - Em documento divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente, duas cidades da região tiveram destaque pelas atividades desenvolvidas em favor do meio ambiente: Araçatuba e Bento de Abreu. Foram avaliadas 150 cidades do país, sendo que somente estas duas foram parabenizadas em suas atividades.

 

O destaque obtido pela cidade de Bento de Abreu é resultado de um forte trabalho realizado pelo Setor de Meio Ambiente, que foi desmembrado pela atual Gestão ganhando autonomia para praticar suas atividades independentemente. Antes o setor era subordinado ao Setor de Agropecuária.

 

Com isso, ações que, inclusive resultaram na certificação do município pelo programa Município Verde Azul por dois anos consecutivos, ocupando a 21ª posição em todo estado de São Paulo. "Todo esse reconhecimento e fruto de muito trabalho e dedicação. O Setor de Meio Ambiente não era valorizado antigamente, mas assumi a Prefeitura ciente da importância da preservação ambiental e nossos resultados são provas do êxito nesse trabalho", ressalta a Prefeita Terezinha Salesse.

Fonte: Fábio Neves Freschi - Departamento de Comunicação

 

 

CIDADE DE LUCÉLIA

 

Circuito Cultural traz para Lucélia a peça "Os Três Porquinhos"

LUCÉLIA - Abrindo a temporada 2012, o Circuito Cultural Paulista trará à Lucélia, o espetáculo “Os Três Porquinhos”. O evento será no dia 10 de março, às 17 horas na Casa da Cultura.

 

Os Três Porquinhos, da Cia. Le Plat Du Jour foi vencedor do prêmio APCA 2003 na categoria melhor texto adaptado e prêmio Coca-Cola Panamco Femsa de Teatro nas categorias melhor autor, melhor diretor e melhores atrizes com direção do ator e artista circense Alexandre Roit e no elenco Carla Candiotto e Alexandra Golik.

 

No enredo, os açougueiros Pipo e Pepe, que têm um açougue bem diferente cotam a história. No comércio deles, há todo tipo de carne: carne de óculos, de bicicleta, de martelo, de banana, menos carne de verdade. Um dia pedem a eles carne de porco e, então, está armada a confusão. Um dos açougueiros se veste de lobo para entrar no conto de Os Três Porquinhos e conseguir a tão desejada carne.

 

Para o mês de abril, mais um espetáculo está agendado, desta vez será circense com a Trup Trohlas trazendo “A alegria não pode parar”, no dia 22, as 20h30 também na Casa da Cultura. As apresentações serão gratuitas, com classificação livre.

Fonte: Fernanda Crepaldi / Prefeitura de Lucélia

 

Correios de Lucélia iniciam entrega de carnês do IPTU e ISSQN 2012

LUCÉLIA - Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), referentes ao ano de 2012 começaram a ser entreguem em Lucélia. Para o IPTU, os vencimentos foram distribuídos em seis datas diferentes, entre os dias 10 e 15 de cada mês, facilitando aos contribuintes que podem optar pela melhor data.

 

A entrega dos carnês do IPTU está sendo feita pelos Correios e os mesmos entregues no endereço correspondente. Os contribuintes deverão recebê-los antes das datas em que as parcelas começarão a vencer. Os pagamentos poderão ser parcelados em dez vezes, porém, o contribuinte que preferir poderá fazer o pagamento à vista. Já o ISSQN será pago em quatro parcelas anuais, a primeira a vencer no dia 25 de março. Foram emitidos para o ano de 2012 em Lucélia 6.387 carnês entre prediais e territoriais.

 

Com o pagamento do IPTU, será gerada uma renda anual de mais de R$ 2 milhões que vão diretamente para os cofres públicos e será revertida para benefícios da população.

 

Com o carnê de ISSQN, serão arrecadados mais de R$ 1 milhão no ano de 2012. Cerca de 110 carnês foram impressos e estão sendo entregues pelo setor de Tributação diretamente aos profissionais.

 

Este ano, os carnês trazem estampados os enfeites de Natal da Praça da Igreja Matriz, uma decoração diferenciada e única, elaborada por funcionários da Prefeitura e que encantou a todos em 2011. Na contracapa, a atleta luceliense Lucimara Silvestre, medalhista de ouro nos Jogos Pan-americanos de Guaralajara em 2011, na categoria heptatlo feminino. A iniciativa para a ilustração dos carnês foi do prefeito João Pedro Morandi.

 

Qualquer dúvida com relação aos vencimentos, valores e formas de pagamento, o contribuinte deve procurar o setor de Tributação da Prefeitura e serão prestados todos os esclarecimentos necessários.

Fonte: Fernanda Crepaldi / Prefeitura de Lucélia

 

CIDADE DE MARÍLIA

 

Repasse de ICMS cai 30% em fevereiro e aponta desaceleração na economia

No segundo mês do ano foram repassados R$ 4,8 milhões ao município

A redução do consumo nos primeiros meses do ano já influencia no valor dos repasses de tributos estaduais ao município. Relatório da secretaria da Fazenda do Estado mostra diminuição de 30,6% no repasse do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em relação a janeiro.

 

Em fevereiro foram repassados aos cofres públicos R$ 4,8 milhões, contra R$ 7 milhões registrados no mês anterior. No comparativo ao mesmo período do ano passado, quando o repasse atingido foi de R$ 5 milhões, a queda foi de 3%.

 

No total dos repasses no segundo mês do ano, somando ICMS, IPI e Compensação financeira, exceto o IPVA que ainda não teve o número divulgado foram enviados a cidade R$ 4,9 milhões. No mesmo período do ano passado o valor total repassado foi de R$ 5,1 milhões. Durante todo o ano passado a cidade recebeu R$ 69 milhões provenientes do ICMS.

 

O economista, Eduardo Rino, explica que a queda de consumo é o principal motivo que ocasionou a retração de fevereiro. Rino avalia que devido às contas firmadas no final do ano, grande parte da população agora economiza para regularizar o orçamento. Para o economista a tendência é que os valores se mantenham em baixa até maio, mês em que há aumento de consumo decorrente do Dia das Mães.

 

“Ano passado a população gastou mais. Em 2012 somente o setor alimentício manteve registro de consumo, porém não foi suficiente para manter o alto repasse dos meses anteriores”.

Apesar da queda do último mês, o montante acumulado dos dois meses deste ano, referentes ao repasse de ICMS de R$ 11,9 milhões aponta crescimento 16% em relação ao ano passado, quando o repasse foi de R$ 10.2 milhões neste período.

 

Nas ruas a população não acredita que o dinheiro repassado pelo imposto é revertido em melhorias para cidade.

 

A designer de interiores, Célia Regina Soato, 45, acredita que os impostos pagos nas mercadorias são elevados, enquanto a cidade está abandonada. “Com o dinheiro repassado aos cofres públicos poderíamos ter uma cidade com muito mais investimento nas áreas deficitárias”.

Fonte: Diário de Marília

 

Fazenda devolve R$ 16,2 mi do IPVA referente a veículos roubados

Serão liberadas mais de 55 mil restituições até abril de 2012

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo vai devolver R$ 16,2 milhões a contribuintes que tiveram veículos roubados ou furtados em 2011 no Estado de São Paulo. O reembolso refere-se à restituição proporcional do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e beneficia os proprietários que já haviam pago o tributo quando ocorreu o crime. O primeiro lote foi liberado ontem e se refere às ocorrências registradas no 1º trimestre do ano passado.

 

De acordo com dados da Secretaria da Fazenda, serão creditadas diferenças relativas a 55 mil veículos, distribuídas em quatro lotes no período de março a abril. O contribuinte que tiver direito à devolução não precisa fazer nenhuma solicitação. O reembolso é automático, já que os sistemas da Secretaria de Segurança Pública e do Detran estão integrados ao da Fazenda.

 

Os valores ficarão à disposição do proprietário no Banco do Brasil durante dois anos e obedecerão ao calendário de restituição de acordo com a tabela abaixo. Após esse prazo a restituição deverá ser solicitada. Vale lembrar que o contribuinte que estiver inadimplente não poderá resgatar o valor enquanto houver a pendência, como, por exemplo, débitos de IPVA de outro veículo de sua propriedade.

 

A restituição proporcional do IPVA aos donos de veículos roubados ou furtados passou a valer a partir de 2008, conforme regra estabelecida na Lei 13.032, aprimorada posteriormente pela Lei 13.296, também em 2008.

 

A norma garante ao contribuinte a dispensa proporcional do pagamento do IPVA de 2011, a partir do mês da ocorrência do fato, à razão de 1/12 (um doze avos) por mês do valor do imposto devido ao Estado. Caso o IPVA já tenha sido pago, o proprietário terá direito a restituição. Para tanto, o contribuinte deve registrar o boletim de ocorrência para ter direito ao benefício.

 

No caso de recuperação do veículo, volta a ser devido o IPVA no exercício em que ela ocorrer, proporcionalmente aos meses que restarem até o final do respectivo ano, à razão de 1/12 por mês, devendo computar o mês da recuperação.

Fonte: Diário de Marília

 

Propostas para plataforma do aterro serão conhecidas hoje

Duas empresas participam de processo licitatório

A divisão de licitação de Marília deve abrir hoje, a partir das 8h, os envelopes contendo as propostas comerciais das duas empresas habilitadas para executar a construção da plataforma e muro de arrimo para transbordo do lixo.

 

A Nelmo Engenharia e Construções Ltda, de Marília e a AMS Birigui Construções e Comércio, da cidade de Birigui, que participam da licitação não apresentaram recursos quanto ao julgamento de habilitação realizado no último dia 23. Por isso será dado continuidade ao processo licitatório que deve ser concluído este mês.

 

A estimativa é que a administração municipal irá gastar R$ 220 mil na construção da plataforma que deve ser iniciada no mês de abril, após término da etapa de documentação. A empresa que oferecer menor valor terá a função além de fornecer o material, também a mão de obra para a construção e terá prazo de 60 dias para entregar a obra.

 

A Nelmo Engenharia tem histórico de obras executadas para a prefeitura de Marília, já a AMS Birigui participa pela primeira vez de certame na cidade.

 

A plataforma de transbordo de resíduos sólidos é uma exigência da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), órgão ligado à Secretaria do Meio Ambiente do governo paulista. A obra é mais um gasto da prefeitura utilizado para o transporte do lixo. O muro de arrimo impede que haja prejuízos à natureza.

Fonte: Diário de Marília

 

 

CIDADE DE OSWALDO CRUZ

 

Faculdade Reges de Osvaldo Cruz receberá inscrições até o dia 9 de março

OSVALDO CRUZ - Quem ainda está em dúvida sobre iniciar ou não um curso superior ainda em 2012 terá uma última chance: a Faculdade Reges de Osvaldo Cruz vai receber inscrições para o Vestibular até o dia 9 de março.

 

Os interessados poderão inclusive escolher o dia e o horário em que irão fazer a prova. Basta realizar o agendamento através da Secretaria da Faculdade, pelo telefone 3528-4706. Mesmo com as aulas já em curso, os alunos que ingressarem até o início de março não serão prejudicados.

 

Como prova de qualidade e compromisso com o ensino que é oferecido aos seus alunos, a Faculdade Reges de Osvaldo Cruz é uma das poucas Instituições Particulares do Estado que mantém ininterruptamente turmas abertas em seus cursos de Licenciatura, como Letras e Pedagogia. Para o diretor da Faculdade, este é um dos principais reflexos do trabalho sério que é realizado pela Instituição.

 

“Nós sabemos que em muito pouco tempo haverá grande escassez de bons professores no mercado de trabalho. Isso abrirá oportunidades para que profissionais bem preparados sejam absorvidos, tanto por instituições públicas como privadas”, disse.

 

Já o curso de Administração, eleito pelo MEC como um dos melhores de toda Alta Paulista, continua colhendo os frutos de seu sucesso. Atualmente, o número de alunos matriculados no 1º ano está perto de 80, quantidade bem maior do que a alcançada por faculdades importantes da Região.

 

“Isso é reflexo do nosso trabalho. O aluno sabe que aqui ele receberá um ensino de qualidade. Não é por acaso que sempre recebemos notícias de ex-alunos que foram aprovados em concursos públicos, contratados por grandes empresas, ou seja, que progrediram de forma considerável em sua carreira profissional”, ressaltou o diretor.

 

A Faculdade Reges de Osvaldo Cruz ainda oferece várias formas de auxílio para que o estudante ingresse como aluno e permaneça em seus quadros, como por exemplo o Programa Escola da Família, do Governo do Estado, o Fies, financiamento estudantil do Governo Federal, além de convênios com empresas, órgãos públicos e programa interno de concessão bolsa de estudos.

Fonte: Eduardo Ross / Assessor de Imprensa da Faculdade Reges de Osvaldo Cruz

 

CIDADE DE PACAEMBÚ

 

Compensações por presídios serão debatidas em fórum na cidade de Pacaembu

PACAEMBU - A Câmara Municipal de Pacaembu será sede de um fórum de debates sobre a necessidade de compensação financeira aos municípios que abrigam ou venham a abrigar unidades prisionais. O evento está marcado para o dia 16 deste mês, às 19h e deverá contar com a participação da deputada estadual Ana Perugini (PT), autora de um projeto de lei sobre o tema. O encontro também deverá reunir lideranças locais e regionais.

 

A deputada petista é autora do projeto de lei 556/2007 - apresentado em 11 de junho de 2007. E ele está pronto para ser votado. "Os municípios onde se instalam unidades prisionais sofrem impactos negativos (como aumento da população, relacionada aos presidiários, e o aumento da violência, além do impacto ambiental), resultantes da construção de imóvel de grandes proporções, que ocupa extensa área na cidade. Devem, portanto, ser compensados pelo sacrifício que fazem em prol de toda a sociedade", assevera o relatório das Comissões Especiais da Assembleia Legislativa.

 

O projeto prevê que o governo do Estado promova ações e mecanismos compensatórios para minimizar os impactos negativos gerados por unidades penitenciárias sobre a vida da população afetada, e sobre os limites de sustentabilidade social, econômica, ambiental e da oferta de serviços públicos nos municípios.

 

O projeto lista as medidas compensatórias. E entre elas estão: compensação financeira, inclusive para perdas de receitas municipais e diminuição das atividades econômicas; ampliação da oferta de serviços de responsabilidade do Estado, especialmente nas áreas de saúde, educação e segurança pública; transferência de recursos estaduais específicos para cidades com unidades carcerárias, com objetivo de ampliar os serviços públicos municipais.

 

OUTRO LADO – Procurado pela reportagem, o governo do Estado de São Paulo, através de sua assessoria de imprensa, informou que não irá se manifestar sobre o assunto, uma vez que o projeto encontra-se em votação, ou seja, ainda não foi aprovado.

Fonte: Oeste Notícias / Bastos Já

 

CIDADE DE TUPÃ

 

Cidade já tem três equipamentos de sinalização para pedestres

 Buscando melhorar as condições do trânsito e organizar o fluxo de veículos, a Prefeitura de Tupã, através do Departamento de Área de Trânsito (DAT), implantou novos semáforos que se encontram espalhados pelas principais vias da cidade.

Além dos sofisticados equipamentos, outra novidade que o Departamento de Trânsito trouxe são os sinalizadores para pedestres.

O projeto acrescenta que, nas principais travessias onde houver semáforos, estes deverão ter sinalização específica para pedestres: figuras humanas nas cores vermelha e verde, sincronizadas a contador digital regressivo.

O cidadão tupãense já pôde perceber o funcionamento do equipamento na esquina da Mandaguaris com a Tapuias, onde o sistema de semáforo implantado funciona em dois tempos, regulando o trânsito nos dois sentidos e garantindo a travessia de pedestres.

Outra sinalização também foi implantada na Avenida Tamoios com Aimorés. Nesse local, além da travessia ser arriscada, o movimento é intenso devido a maioria das agências bancárias estarem localizadas naquele setor.

Já na tarde de ontem, dia 29, o terceiro sinalizador foi implantado na Tamoios com Caingangs, como anunciou o diretor de Sinalização do Trânsito, José Onório Teixeira. O tempo de instalação desses aparelhos é de oito horas. O equipamento nesse local possui a mesma finalidade dos outros dois. O objetivo de renovar a sinalização é para que o condutor se conscientize de que, mesmo sendo vias largas ou de trânsito rápido, ele deve dirigir com velocidade reduzida e muita atenção, observando se há pedestre nas laterais das vias, com a intenção de travessia, e evitar acidentes e atropelamentos.

Fonte: Diário de Tupã

 

 

‘Minha Casa, Minha Vida’

Entrega de novas casas reduzirá déficit habitacional

A Prefeitura de Tupã, em um trabalho realizado em parceria com o Governo Federal, estará lançando oficialmente a edição 2012 do programa “Minha Casa, Minha Vida” nesta sexta-feira, em uma solenidade programada para acontecer a partir das 18 horas, no Espaço Cultural “José Anselmo Filho – Zé Pretinho”, na Praça da Bandeira. O projeto prevê a entrega de mais 377 casas, em fase de construção, o que deve reduzir consideravelmente o déficit habitacional no município, beneficiando principalmente a população de baixa renda.

 

Desde o início do atual governo, sempre houve um empenho muito grande em conseguir implantar na cidade programas que trazem benefícios diretos para a população, sejam eles federais ou estaduais. Essa habilidade em transitar em todas as esferas, faz da dupla que encabeça o Executivo tupãense um dos grandes destaques quando o assunto é a gestão voltada para o bem estar da população. “Independente de bandeiras partidárias, sempre trabalhamos defendendo os interesses do município, buscando trazer para Tupã projetos e programas que beneficiam e melhoram a vida da população”, afirmou o prefeito Waldemir Gonçalves Lopes.

 

O novo lote de 377 casas, avaliou o prefeito, é resultado direto deste trabalho. “Ter a casa própria é o sonho de toda família brasileira. E quando a Prefeitura tem a oportunidade de concretizar este sonho para uma parcela da população, é obrigação do prefeito ir buscar este benefício, não importando se ele vem através da parceria com o governo federal ou o governo estadual”, defendeu Waldemir.

Segundo argumentou, em defesa dos moradores da cidade a administração tem que ter a habilidade de buscar recursos e investimentos em todas as esferas. “Estamos aqui para trabalhar pela cidade e fazemos isso de todas as maneiras possíveis”, acrescentou.

 

Na primeira etapa do programa em Tupã, foram entregues 294 casas e atualmente outras 377, que integram o segundo lote, estão em fase final de construção. “São 294 famílias que conseguiram fugir do aluguel e estão conquistando uma vida melhor, com uma sobra de dinheiro todos os meses, que pode ser aplicada na educação dos filhos ou em outras coisas que colaboram para tornar cada vez mais confortável a vida destas famílias”, comemorou o vice-prefeito Cesar Donadelli.

 

Para Cesar Donadelli, o benefício social que traz um projeto deste porte é extremamente relevante, principalmente porque acaba produzindo reflexos diretos em outros setores. “Livres do aluguel, estas famílias têm seu poder aquisitivo aumentado, o que faz com que elas consumam mais, criando uma maior movimentação na indústria, no comércio e no setor de prestação de serviços”, apontou o vice-prefeito, lembrando que o dinheiro economizado pelas famílias com o pagamento de aluguel acaba sendo injetado de volta na economia, aquecendo a produção e as vendas e, consequentemente, gerando mais empregos.

“É um ciclo que traz inúmeros benefícios para o município como um todo. E é esse tipo de trabalho que um governo precisa fazer, para que a cidade tenha um crescimento cada vez maior, sem perder a qualidade de vida”, defendeu Donadelli. O vice-prefeito lembrou ainda que a administração continua trabalhando com o objetivo de conseguir mais investimentos, seja na esfera estadual ou federal. “Não temos preocupação política. Nossa preocupação é com o povo de Tupã e com todos os benefícios que podemos alcançar em nome da nossa cidade”, concluiu.

 

Inscrições

 

Podem se inscrever no programa todas as famílias com renda mensal bruta de até R$ 1.600,00. Para isso, basta ser maior de 18 anos, ser brasileiro de nascimento ou naturalizado, estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e residir no município de Tupã. Para efetuar a inscrição, é necessário apresentar a Cédula de Identidade (RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de endereço, comprovante de tempo de residência em Tupã e um comprovante de renda.

 

As pessoas que já se inscreveram no ano passado, precisam revalidar o cadastro. Tanto a inscrição de novos candidatos quanto o recadastramento dos já inscritos devem ser feitos de 12 a 17 de março, das 8 às 17 horas, no Ginásio de Esportes Nova Tupã, que fica na Rua Virgínia Zoner Nave, 1150, Conjunto Nova Tupã.

Fonte: Diário Tupã

 

Período de pagamento no mês motiva roubo de malote

 Um caso de alerta para moradores tupãenses. De acordo com as polícias Civil e Militar, nos últimos dias do mês até o oitavo dia útil aumenta o risco de crimes relacionados a transporte de valores. Tanto que em caso recente, ocorrido no início de fevereiro, uma mulher afirmou ter tido o malote da empresa, em que o marido é proprietário, roubado por um assaltante no momento em que chegava do banco, saia de seu automóvel e entrava na empresa, localizada na Rua Estados Unidos, 2.130, Parque Industrial, em Tupã, conforme registrado por boletim de ocorrência da Polícia Civil. Nesse caso o prejuízo foi de R$ 45 mil. Ontem, dia 29, encerrou o mês de fevereiro. Com o início de março, as pessoas já aguardam os dias de pagamento. Infelizmente, casos como o citado acontecem frequentemente, devido ao período em que acontecem os pagamentos.

 

De acordo com o 1º tenente da PM de Tupã, André Vander Zambelli Ribeiro, nas proximidades dos dias de pagamento cresce o movimento bancário e, com isso, os infratores aproveitam a oportunidade para cometer pequenos golpes, especialmente envolvendo idosos. Os marginais abusam da inocência dessas pessoas aplicando o golpe do bilhete premiado, mensagem via celular, falsas premiações, e até mesmo ajuda em caixas eletrônicos nas agências bancárias. A “moda” dos assaltantes agora é a “saidinha” de banco, onde a vítima é observada pelo deliquente no momento em que está efetuando um saque dentro de uma agência bancária, sendo seguida até seu local de destino, onde é surpreendida e, então, anunciado o roubo.

Segundo a Polícia Militar (PM), a saída de bancos exige atenção adicional, especialmente nesse período do mês.

Além disso, a Polícia Civil aconselha às pessoas que se redobrem as atenções quanto ao transporte de valores.

 

Período crítico

 

As polícias Civil e Militar pedem cautela da população em geral para as datas que passam do dia 25 chegando ao 8º dia útil de cada mês, já que neste período há grande movimentação bancária por conta dos adiantamentos e em seguida dos pagamentos dos salários.

Empresas devem optar por transações eletrônicas quando envolvem altos valores. Se isso não for possível, destine o serviço a uma empresa especializada. A população deve estar atenta aos saques em caixas eletrônicos e agências bancárias. Não conte o dinheiro na frente de muitas pessoas, ou na porta da agência. É aconselhável que idosos redobrem os cuidados ao irem aos bancos sozinhos, uma vez que são as principais vítimas dos marginais.

 

Além disso, o cidadão deve ter cuidado em quem confiar. Não é qualquer pessoa que pode prestar ajuda no momento em que é realizado um saque. É importante que a pessoa solicite o auxílio, se necessário, a um funcionário do banco que esteja identificado.

Outra dica para a pessoa não ser vítima dos marginais é estar atenta ao roteiro no percurso até ao banco. Sempre mudar o caminho e procurar chegar ao banco destino por outras ruas. Caso o cidadão for fazer um saque em valor muito alto, estar sempre acompanhado de uma ou duas pessoas.

Fonte: Diário de Tupã

 

Parnaso

Obra na escola fica pronta no fim de abril

 A construção da quadra na Escola Municipal “Gino Bolognesi”, localizada no Distrito de Parnaso, começou no início do mês de dezembro e, segundo informações da Secretaria Municipal de Planejamento e Infraestrutura (Seplin), tem previsão de entrega até o final do mês que vem.

O projeto está sendo realizado pela Ramez Jardim Engenharia, ao custo de R$ 378 mil, com recursos oriundos do tesouro municipal.

A Seplin informou que a obra segue um padrão instituído pela Prefeitura, considerando a segurança e o conforto dos usuários. A quadra possui dois arcos articulados, com o objetivo de proteger as laterais das chuvas.

Atualmente, está sendo feita a instalação das arquibancadas e a concretagem do piso. Após esses trabalhos, será feita a instalação elétrica.

Depois de pronta, a quadra oferecerá mais segurança e melhores condições para que os alunos pratiquem diversas modalidades esportivas naquele espaço, que poderá ainda ser utilizado pela comunidade para encontros culturais e sociais.

Atualmente, a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental “Professor Gino Bolognesi”, localizada no Distrito de Parnaso, atende alunos da educação infantil e do 1º ciclo do ensino fundamental. São 12 alunos de educação infantil e 35 do ensino fundamental.

Fonte: Diário de Tupã

—————

Voltar