04/02/2012 04:02

A mágica da perpetuação de resultados positivos.

 

Por Ivan Postigo

 

A mágica da perpetuação de resultados positivos

 

A história empresarial no mundo pode nos mostrar uma infinidade de empresas e empreendimentos que tiveram um crescimento assustador  e geraram lucros fabulosos.

 

Muitos, é verdade,  por um período  curto.

 

As razões do sucesso e fracasso são muitas, desde a chamada sorte até a competência fora do comum de alguns aventureiros que acreditaram no empreendimento. Contudo, a manutenção do sucesso por décadas seguidas, tornando-o centenário, é uma questão à parte.

 

A famosa cantina que surgiu da paixão do vovô, o bar do chopp que hoje é um restaurante centenário, o armazém de secos e molhados que se tornou um supermercado, a lojinha que vendia cortes de  casimira e chita e virou  uma rede, têm algo em comum.

A capacidade de atrair apaixonados  em busca de um único  resultado : A continuidade do sucesso.

 

Não lhes pergunte por que, provavelmente muitos deles nem se dão conta, mas são atraídos e apaixonados por essa missão.

 

Quando um espécime encontra um habitat favorável, sua tendência é de multiplicação.

 

Estava lendo sobre sucesso e fracasso empresarial e me lembrei de um amigo que me disse: - Abri uma sorveteria, ganhei muito dinheiro, levei uma vida maravilhosa durante esse período, hoje estou quebrado e sem um centavo. Sorvete é o pior negócio do mundo, pois embora o lucro seja alto, o custo de reposição dos equipamentos supera seus ganhos.

 

Evidentemente que entramos em debates de custos, formas de reposição dos equipamentos, mas uma coisa ficava muito clara à medida que conversávamos:  não havia no meu amigo paixão pelo que fazia .

 

É verdade que reuniu à sua volta muita gente no período das vacas gordas, mas todos com paixão pelo retorno e não pelo negócio.

 

Cuidaram dos ovos, mas se esqueceram de alimentar a galinha.

 

Outros, seguindo o exemplo dele,  matam a galinha para, ao abri-la para  retirar todos os ovos de uma só vez, descobrir que naquele momento só havia aquele ovo.

 

Não importa o tamanho da empresa, não importa que os equipamentos tenham deixado de ser mecânicos e hoje sejam eletrônicos, não importa que a velha máquina de escrever Olivetti ou Reminghton tenha sido substituída por computadores, há algo não pode ser deixado de lado e substituído: a velha paixão pela condução dos negócios.

 

A velha oficina de carroças   precisa evoluir, adequando seus produtos, passando quem sabe a produzir carrocerias de caminhão, de madeira ou  de  metal, mas com a mesma paixão de sua criação.

 

Encontramos negócios que perpetuaram nas mãos de antigos empregados, uma vez que os herdeiros não mostravam entusiasmo com a sua  continuidade, pela mesma razão: “Paixão”.

 

Uma análise simplista pode nos levar a crer que aquela empresa de sucesso  é motivadora e geradora de resultados por si só.

 

Nada mais falso, há por trás dessa empresa a paixão que motiva, gera e perpetua resultados.

 

Não há fórmulas matemáticas,  nem regras rígidas, que possam ser usadas para clonagem do modelo, mas é possível perceber e sentir essa força.

 

Quando encontrar uma empresa com esse perfil faça uma visita, se puder passe um dia inteiro no local,  e verá que o desejo será  voltar outras vezes.

 

Uma pergunta é inevitável: as chances de uma empresa com essa capacidade de atração   gerar resultados positivos e perpetuá-los  são grandes, não ?

 

É praticamente impossível dizer não, correto?

 

Por que, então, não termos o firme propósito de criar em nossa empresa um ambiente favorável, que possibilite   ter como recompensa a perpetuação de resultados positivos?

 

Pense, reflita durante alguns minutos, e diga quanto está disposto a investir nessa paixão.

 

Ivan Postigo

Diretor de Gestão Empresarial

Fones             (11) 4526 1197        /             (11) 9645 4652                          

www.postigoconsultoria.com.br

Twitter: @ivanpostigo

Skype: Ivan.postigo

Autor dos trabalhos

Livro: Por que não? Técnicas para estruturação de carreira na área de vendas

Free e-book: Prospecção de clientes e de oportunidades de negócios

Simulador de resultados adotando premissas

Simulador: Cálculo de Prospecção de Clientes  para Metas e  Cotas de Vendas 

 

 

—————

Voltar